Fluxograma

O seguinte fluxograma explica como funciona o processo de atendimento da demanda, a partir de pedidos de vendas

Passo #1: Recebimento da Demanda

Pedido de Vendas

Receba a carteira de pedidos, ou gere a previsão de vendas dentro do Seed. Nessa mesma tela, receba informações importantes como atendimento e data em que os itens estarão prontos.

Alocações de Estoque

O Seed APS permite alocar automaticamente os itens livres em estoque para atendimento de um pedido ou criar Ordens de Produção para supri-las.

Visibilidade da Data de Entrega

Não importa se é suprido por estoque ou por Ordem de Produção, o Seed APS irá calcular a data de entrega do pedido e colocando diretamente na tela de pedido.

seta

Passo #2: Decidir o que produzir 

Planejamento de Produção

Se o processo de produção for repetitivo, o Plano Mestre ou MPS é muito importante. Ele distribui a demanda (pedido ou previsão) conforme a capacidade produtiva, monta a sequência, baseada na cobertura de estoque e regras de setup para finalmente abrir’ as Ordens de Produção no nível do acabado.

Data dos Pedidos e das Previsões

Datas realísticas de entrega dos pedidos e do atendimento das previsões são calculadas em detalhe. Pode-se, então, usar a simulação para decidir a demanda que irá ser atendida e o quais cortar ou aumentar. Isso tem enorme potencial de ajudar a reduzir tempo e aumentar a confiabilidade dos processos de S&OP.

seta

Passo # 3: O que comprar ou o que produzir de componente

Planejamento de Materiais

Com as datas de atendimento dos pedidos, a data planejada das Ordens de Produção, o MRP é gerado, nivelado e ajustado a capacidade produtiva, criando datas de necessidade  e quantidades  realísticas.

Alocação de Materias

Além de fazer a explosão das ordens de produção e criar as Ordens de Produção e Requisições de Compras, o Seed APS também aloca o Estoque, as Ordens de Produção e Ordens de Compra aos Pedidos e às Ordens de Produção Pai. Isso garante uma visibilidade incrível de todo o processo produtivo.

Requisições de Compras

O Seed ajuda Compras, dando informação detalhada de consumo ajustado a capacidade de fornecimento., considerando lotes mínimo, múltiplos de compras, estoques de segurança, Lote de Compra, etc. Ele também indica na tela de compras oportunidade de postergação de pedidos de compras ou mesmo de cancelamento.

seta

Passo #4: O que programar

Ordens de Produção

O Seed APS dá visibilidade a programação das Ordens de Produção, da alocação dos materiais, da entrega de componentes e de matéria-prima, de uma forma simples e muito intuitiva.

Controle a Liberação

Indica as Ordens de Produção que precisam ser produzidas, mostrando se o material necessário já está disponível. Permite Liberar as mesmas para produção, enviando para o ERP/MES, bem como para acompanhar a produção.

Controle o Planejado e o Realizado?

O Seed APS pode manter por toda a vida, o histórico das Ordem de Produção. Isso permite visualizar a data de criação, acompanhe as modificações e atuar para ajustar o processo para que atrasos evitáveis não voltem a ocorrer.

seta

Passo #5: Determinando a sequência de Produção por recurso

Sequenciamento

Com apenas um botão, uma estratégia de programação definida, pode-se simular, ajustar, analisar o impacto e finalmente publicar a programação para a fábrica executar. Permite visualizar de uma forma bastante fácil e didática a produção através de nosso exclusivo diagrama de Gantt.

Ultra Rápido

Permite criar regras, estratégia e cenários para obter o resultado em segundos.

Visibilidade

Permite visualizar facilmente o carregamento dos recursos, os atrasos, as sequências e setups, bem como buracos de produção. Permite visualizar horas-extras ou mais ou menos mão de obra e acompanhar o atendimento de forma gráfica.

seta

Passo #6: Mostrando os resultados

Dashboard e Relatórios

Permite analiare a situação de forma gerencial e operacional. Entrando em nossos dashboard é possível  navegar na informação de forma interativa através de ações de drill-downs. Permite dar acesso a quem precisar sem enviar e-mails ou responder a ligações, economizando bastante tempo.

Visão de Todas as Áreas

Não somente Planejamento ou programação, mas informações detalhadas para compras, vendas, produção e também para as áreas gerenciais como por exemplo nível de estoque projetado, % de atraso, custo de produção, entre outros indicadores.

Flexível

Permite adicionar ou remover informações. Pode-se mudar escalas ou mesmo criar novos relatórios a partir de um de nossos templates. Se precisar unir informações de outros sistemas, pode-se acessar nossos dados através de BIs como o PowerBI ou QlikView. Tudo aberto, em linguagem HTML/Javascript.